Las Hogueras de San Juan - A Festa

Hoguera Gigante na Praça da Prefeitura (Plaza del Ayuntamento)


Las Hogueras de San Juan (As Fogueiras de São João), assim como Fogueres de San Joan em valenciano, ou simplesmente, Las Hogueras, ocorrem de 20 a 24 de junho, sendo a maior festa de Alicante e foi declarada de  Interesse Turístico Internacional. Entretanto, quando se diz maior, grande, ainda sim fica difícil imaginar a proporção, só vendo e vivendo para entender. Tudo o que eu disser aqui ficará muito aquém do que realmente é ou significa essa maravilhosa festa alicantina.

Para mim, Las Hogueras tem algo de Carnaval e Festa Junina do Brasil, com eleição de Sinhazinha (Belezas de las Hogueras) e tudo, porém tem seu formato próprio, sem desfiles de carros alegóricos nem quadrilha. Fazer uma comparação sempre é um risco, mas minha intenção com isso é só ajudar na compreensão desse evento único.

Os bairros tem suas associações, como Hogueras de San Blàs, Hogueras de Autobus (antiga estação) e assim por diante. Durante o ano elas promovem encontros e se preparam para junho. Enxergo isso como nossas escolas de samba e suas agremiações.

Bellea del Foc
Um pouco antes de junho, as antigas Damas e Belezas das Fogueiras eleitas no ano anterior, meninas e moças que competem para ser a Bellea de Foc, se despedem em praça pública de seu determinado bairro. Ali na rua tem teatro, música, diversão, discurso e choro. São eventos que lotam as praças. O que estive estava até o prefeito. 
Belezas e damas participando dos principais eventos da cidade: Procissão de Corpus Christi

Nos próximos dias, futuras damas e belezas passeiam em várias oportunidades pela cidade, para fazer a campanha da eleição da Beleza jovem e infantil, distribuindo fotos e sorrisos, sempre seguidas de uma banda. Assim, se você está no Mercado Municipal, na padaria, onde seja, chega toda aquela alegria da banda, de meninas bonitas,  vestidas com roupas típicas que nada tem a ver com nosso caipira, mas podemos comparar, mesmo que de longe, com a Sinhazinha. O concurso das campeãs ocorre antes das festas na Plaza de Toros.

Monumentos e La Cremà


Hoguera vencedora 2017
Hoguera e barraca na Av. Afonso x El Sabio
Hogueras não é apenas o nome da festa, é também como chamam os monumentos temáticos que concorrem a prêmios. Cada associação, tem sua Hoguera Gigante e sua Hoguera anã (gigants y ninots). Quando visitei o museu de Las Hogueras, pensei que fossem carros alegóricos que faziam parte de um desfile, e entendi que algumas seriam queimadas, isso mesmo, queimadas, por isso Fogueiras! Os monumentos ficam nas ruas, pela cidade inteira, com maior concentração no centro. Estão em exposição e ao seu lado há lugares para comer, beber e dançar, sendo as barracas para os associados e os racós para o povo e os turistas em geral. Muitos pagam pelas mesas com antecedência e levam comida para jantar e festar por 3 ou 4 dias. Há também barracas que não pertencem a nenhuma Hoguera. É tudo é festa, festa, muita festa!
As megas barracas espalhadas pela cidade

Entrada de uma barraca na rua
Para se ter uma ideia da dimensão, são mais de 90 Hogueras (associações), logo são cerca de 200 monumentos (chamadas hogueras também) pela cidade! E independente do ganhador, todos serão queimados. Me parecem que só não queimam a Hoguera anã vencedora da categoria especial. Ah, sim, são várias categorias. Isso ocorre no sábado de São João, tudo cuidadosamente acompanhado pelos bombeiros que estão incumbidos de apagar o fogo e refrescar a população com jatos furtivos de água. Mais uma festa à parte. A origem de fazer arder tudo dizem que veio da tradição de se queimar objetos com a chegada de solstício de verão, geralmente moveis velhos. La Cremà é como chamam a queimada das hogueras e o fim de tudo.

Desfile
                       
Flores para a Virgem dos Remédios - padroeira de Alicante
Tem desfile sim, são vários pelo centro e cidade velha  (Casco Antigo). As esculturas ficam lá paradinhas como já disse antes, mas as comissões desfilam. Geralmente saem da Luceros (Praça) até o Ayuntamento (prefeitura), bebês, crianças, mulheres, homens, idosos... até cadeirantes e a banda, ah, a banda, desfilam com suas roupas típicas e alpargatas. Mais de 90 grupos. O desfile mais bonito que vi foi o que leva as flores para a Virgem dos Remédios. Todos os integrantes levam um flor na mão e colocam num monumento pré montado na entrada da Catedral San Nicolás.

E mais:
Quero registrar, que o tempo todo, todo o tempo, as bandas e comissões passam para lá e para cá na cidade e, mesmo depois do desfile, voltam pra casa tocando e cantando, ou seja, sempre tem banda passando na frente de casa. É uma delícia estar quietinha, aburrida (chateada), e, de repente, uma banda, uma, duas, três vezes por dia. Nessa hora, eu e a moça feia não temos dúvidas, corremos para janela e pensamos que a banda toca para nós. É muita alegria, é contagiante.

Las Mascletàs 
Multidão aguarda início da Mascletàs na Av. General Marvà
Um show a parte são as mascletàs, apresentação pirotécnica ruidosa e rítmica que acontece na Plaza de Los Luceros alguns finais de semana antes e durante as festas por todos os dias até São João, sempre as 14h. De dia? Sim. É verdade que como luz e cores quase não dá pra considerar, mas o que conta é o sonido, o ritmo e a vibração do povo que lota pontualmente o evento de rua. Em média dura 6 minutos e tudo é coordenado por computador. Masclets são petardos (nossas bombinhas) de grande potência, ou seja, masclets são rojões. Há uma competição e cada Mascletá é feita por um grupo de competidores.





Alguns sites interessantes:
http://www.alicante.es/es/contenidos/fondo-hogueras-san-juan-del-archivo-municipal

http://www.alicanteturismo.com/hogueras-san-juan/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Buenas - o início

La Cremà - tudo vira cinzas